Matrícula RIO 2022: Inscrição, Calendário, Resultado

As vagas em escolas públicas do município do Rio de Janeiro, tanto em creches, pré-escolas, ensino fundamental e EJA, podem ser facilmente requisitadas pela internet no site do Matrícula Rio 2022. Desta forma, a maioria das escolas da região procuram melhorar seu atendimento e oferecer facilidades do procedimento virtual. a Matrícula RIO 2022 foi elaborada pelo Governo do Estado com a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro.

Outra questão importante para este tema, são as diferenças das regras entre as modalidades de inscrição para novos alunos, rematrícula na mesma instituição em que o estudante já é aluno e transferências entre instituições de ensino público, que serão detalhadas no decorrer deste artigo.

Portanto, neste manual serão descritas informações, dados e guias para que os alunos e os responsáveis possam fazer o cadastro na Matrícula Rio em 2022, regras, documentos obrigatórios, cronograma completo, resultados, entre outros. Saiba mais!

Matrícula RIO 2022
Matrícula RIO 2022

Matrícula Rio 2022 – O que é e como funciona?

Atualmente, todos os estudantes da rede municipal do Rio de Janeiro, possuem a opção de matrícula 2022 em uma vaga em qualquer modalidade do ensino fundamental público da região. Todavia, o procedimento é basicamente uma pré matrícula, sendo obrigatória a presença física na instituição para oficializar o procedimento.

Deste modo, o sistema é totalmente online e gratuito, o que faz com que os estudantes possam conseguir acessar apenas as vagas que estejam abertas e nos prazos de inscrição ativas.

Tendo isso em vista, são modalidades participantes do programa web Matrícula Rio nesta edição de 2022:

  • Pré escolas públicas;
  • Creches públicas;
  • Escolas do ensino fundamental público;
  • Escolas públicas de educação especial;
  • EJA (Educação para Jovens e Adultos) de instituição públicas.

Em relação às creches e pré-escolas, as crianças devem ser cadastradas na unidade escolar mais próximas à sua residência para evitar longos deslocamentos, todavia caberá aos pais fazer a matrícula fácil 2022 dentro do prazo desta categoria, para garantir uma vaga dentro da região desejada.

No caso das escolas de educação de alunos especiais, haverá primeiramente a necessidade de avaliação das condições do candidato. Posteriormente, deverá ser encaminhado o resultado deste exame até a instituição em questão. Assim sendo, as necessidades serão avaliadas para que assim, o estudante seja direcionado para a unidade mais adequada.

Para a Educação de Jovens e Adultos, terá a prioridade para esta modalidade os alunos que exercem funções trabalhistas, normalmente as vagas para esta categoria são disponibilizadas para o período noturno.

Por fim, independentemente da modalidade em questão, preste atenção nos prazos e regras, para assegurar sua vaga quando contemplado. Continue a leitura deste guia, e acompanhe um passo a passo sobre como fazer sua inscrição pelo programa, como consultar o resultado e documentos do candidato e do responsável legal que são obrigatórios. Entenda!

Matrícula Rio 2022 Online – Passo a Passo:

  1. Vá até a plataforma digital, pelo link: https://matricula.rio/Inscricao/;
  2. Na primeira página do site, clique na opção: “Faça a sua inscrição”;
  3. Posteriormente, clique na opção que corresponde ao seu tipo de cadastro (Se é aluno ativo ou já terminou seus estudos em creches ou escolas da rede pública da cidade do Rio de Janeiro ou se não estudou anteriormente, em nenhum momento, em escolas públicas do município do Rio de Janeiro);
  4. Após assinalar sua opção corretamente, insira todas as suas informações, documentos pessoais e nível de escolaridade no formulário eletrônico do portal;
  5. Confira se todas as informações inseridas estão corretas, e caso haja algum dado errôneo, faça a correção;
  6. Ao final, confirme seu cadastro, clicando no item “Enviar inscrição”.
  7. Neste ponto, será gerado um código numérico, que você deverá salvar;
  8. Por fim, atente-se de que o código realmente foi gerado, pois ele será a confirmação da reserva.

Obs.: É importante salientar que para adolescentes, jovens ou crianças já matriculadas na rede pública em qualquer modalidade (Escola de Desenvolvimento Infantil, Creche ou Escolas tradicionais), a rematrícula é feita de maneira automática. Deste modo, a vaga já estará garantida, e restará apenas aos responsáveis legais ir até o endereço físico da instituição de ensino em questão com os documentos descritos no próximo item deste artigo.

Descubra também como efetuar a sua matrícula online em outras plataformas do Governo:

Documentos Necessários

Serão listados abaixo, os documentos obrigatórios, tanto para o aluno quanto para os responsáveis legais, para fazer a matrícula online, no site da matrícula Rio 2022:

  • Documentos necessários dos responsáveis:
  • CPF (original);
  • RG (original);
  • Comprovante de residência (atualizado);
  • Documentos necessários do aluno:
  • Certidão de nascimento (original)
  • CPF (original);
  • RG (original);
  • Declaração de transferência (se for o caso);
  • Histórico Escolar (original, para matrículas em outras instituições);

Calendário da Matrícula Rio

Acompanhe a seguir, o cronograma completo com as datas e prazos da matrícula Rio 2022, na rede pública municipal:

  • Creches: de 22 até 28 de novembro;
  • Educação Especial: de 22 até 28 de novembro;
  • Transferência dentro da própria instituição: de 8 até 11 de janeiro (nas modalidades EJA, Ensino Básico e Ensino Fundamental);
  • Novos cadastros de 17 até 22 de janeiro (nas modalidades EJA, Ensino Básico e Ensino Fundamental);

Obs.: Somente serão aceitas as pré-matrículas solicitadas pelo site oficial www.matricula.rio, e a vaga somente será garantida após o responsável legal do aluno ir pessoalmente, munidos de seus documentos pessoais e do aluno, até a escola para assinar a matrícula.

Resultado da Matrícula Rio – Passo a passo:

O resultado da Matrícula Rio 2022 pode ser consultado na mesma plataforma onde a inscrição da pré-matrícula foi realizada. Observe, a seguir, o passo a passo para obter a informação:

  1. Vá novamente até o site oficial da Matrícula Rio 2022: www.matricula.rio;
  2. Faça um login com o número de CPF e senha pré cadastrada anteriormente;
  3. Clique no item “Consultar” e, logo em seguida, na opção “Resultado”;
  4. Informe seu nome completo e número do código de inscrição;
  5. Na sequência faça a consulta do resultado, se estiver dentro do período adequado;
  6. Posteriormente, caso tenha sido selecionado, insira novamente o número de inscrição e a data de nascimento do candidato;
  7. Por fim, dê sequência ao procedimento, indo pessoalmente até a instituição de ensino público para confirmar a matrícula e, assim, garantir a vaga.

Deixar uma resposta