Matrícula Escolar MG 2022: Inscrições educacao.mg.gov.br

Todo início de ano, pais e responsáveis devem realizar o processo de Matrícula Escolar MG 2022 de seus filhos, tanto para os que desejam ingressar em uma nova escola quanto para os que já estão matriculados na escola. A Matrícula Escolar MG 2022 serve para que a escola selecione os alunos de acordo com a proximidade de sua residência da escola, sendo um processo dividido em duas etapas: a etapa da pré-matrícula, que consiste na demonstração em interesse na vaga e a etapa de matrícula, onde os alunos selecionados na pré-matrícula realizam a efetivação de sua matrícula.

Matrícula Escolar MG 2022
Matrícula Escolar MG 2022

Matrícula Escolar MG 2022

O processo de pré-matrícula 2022 é realizado de forma totalmente online, e consiste no preenchimento de um formulário para demonstrar interesse em uma vaga naquela escola, ou então para demonstrar que o aluno deseja permanecer na escola onde já está matriculado. Para realizar essa etapa da matrícula é necessário que o pai ou responsável:

  • Acesse o site do cadastro escolar de Minas Gerais, que está disponível em: https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/;
  • Selecione a opção para realizar a matrícula (essa opção só estará disponível enquanto o período de inscrições estiver aberto. Caso o responsável tenha perdido o prazo, ele pode consultar as vagas remanescentes);
  • Selecione em qual município e em qual escola deseja realizar a pré-matrícula;
  • Preencha o formulário disponibilizado pelo site com as informações do aluno e do responsável;
  • Finalize o processo de matrícula.

Após o período da pré-matrícula será divulgado o resultado da matrícula, e os alunos selecionados deverão realizar o processo de efetivação da matrícula, comparecendo na escola ou na matrícula Creche com os documentos solicitados.

Calendário da Matrícula Escolar MG 2022

Como citamos anteriormente, a opção para realizar a pré-matrícula só aparece no site dentro do período estipulado no calendário da matrícula escolar.

Fora dos períodos estipulados no calendário de matrícula escolar as matrículas não podem ser realizadas.

Por isso, é extremamente importante que o responsável pelo aluno acompanhe o calendário, que está disponível em: https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/.

Documentos necessários para Matrícula Escolar MG 2022

Para a efetivação da matrícula são necessários alguns documentos, como:

  • Comprovante de residência: as escolas geralmente aceitam contas de água, telefone ou energia para essa comprovação;
  • Documento de identidade, tanto do aluno quanto do responsável que está realizando a matrícula;
  • Histórico escolar do aluno, caso o aluno esteja sendo transferido para outra escola.

Outros documentos podem ser solicitados pela escola, de acordo com as normas da escola, como por exemplo a carteira de vacinação do aluno.

 ✓ Veja mais oportunidades de matrícula em escolas de outros estados:

Resultado Matrícula Escolar MG

O resultado dos alunos selecionados para a efetivação da matrícula estará disponível no site do cadastro escolar, de acordo com o calendário da matrícula escolar.

Para consultar o resultado basta acessar o e-mail cadastrado na pré-matrícula ou então acessar o site do cadastro escolar (disponível em: https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/) e selecionar a opção “Lista de Escolas” e procurar pela escola na qual realizou a matrícula, onde estará a lista com os alunos selecionados.

Deixar uma resposta