Pré-Matrícula 2022: Online, Estadual e Municipal

A pré-matrícula 2022 online, é a forma que o Ministério da Educação disponibiliza aos alunos da rede pública, para que seja feito um cadastro pela internet, e o estudante possa garantir com antecedência sua vaga, tanto no ensino médio quanto no fundamental. Veja, no decorrer deste texto, tudo sobre a Pré-Matrícula 2022 de escolas municipais e estaduais da rede pública de ensino, como funciona, como efetuar a inscrição e documentos obrigatórios. Confira tudo!

Pré-Matrícula 2022
Pré-Matrícula 2022

Veja também:

Pré-Matrícula – O que é e como funciona?

A pré-matrícula é um sistema do Governo Federal, em parceria com os Governos Estaduais, para fornecer a funcionalidade dos alunos e pais se cadastrar numa plataforma virtual, e agilizarem a pré-matrícula dos alunos, seja do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e até mesmo do Ensino Médio.

Assim sendo, os alunos podem ter mais praticidade no momento de escolher a instituição que deseja participar. Todavia, vale ressaltar que os alunos somente serão aceitos, caso façam todo o processo dentro do período válido para determinado ano letivo, neste caso seguindo o cronograma de 2022, e compareçam na escola em questão para oficializar a matrícula.

Pré-Matrícula 2022 no Ensino Municipal e Estadual

Atualmente, existem duas categorias de pré matrícula online disponíveis tanto em instituições municipais quanto estaduais, desde que sejam públicas, que são:

Pré-Matrícula online para o Ensino Fundamental Municipal ou Estadual:

Essa modalidade corresponde à alunos do 1º ao 8º ano escolar (Ensino Fundamental I e II). Para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), que precisem cursar esse nível escolar, haverá também a necessidade de efetuar o cadastro nesta categoria.

Pré-Matrícula online para o Ensino Médio Municipal ou Estadual:

Os alunos do Ensino Médio da rede pública, por sua vez, precisarão fazer tal processo caso estejam adentrando na modalidade no primeiro ano, ou irão iniciar o segundo ou terceiro ano em outra escola por meio de uma transferência, alunos do EJA ou até mesmo se forem mudar a categoria de ensino médio tradicional, para ensino médio integrado ao técnico.

Pré-Matrícula 2022 Online – Passo a Passo

Em resumo, para ter acesso as vagas disponibilizadas para escolas estaduais e municipais da sua região e fazer a Pré-Matrícula 2022 basta acessar o portal de matrícula fácil 2022 do seu estado.

  1. Acesse o site Matrícula Fácil de seu estado;
  2. Faça um login com seu número de CPF ou R.A. e senha pré cadastrada (caso seja seu primeiro acesso, será obrigatório cadastrar uma senha válida);
  3. Ao adentrar na plataforma, clique em “Inscrever-se agora”;
  4. Preencha o formulário eletrônico, com suas informações pessoais e documentos;
  5. Insira também seu nível de escolaridade, estado e município;
  6. Selecione a instituição pública de ensino que deseja ingressar;
  7. Confira se todas as informações estão corretas e envie o formulário para concluir a inscrição;
  8. Imprima o certificado de inscrição e vá pessoalmente até a escola para finalizar a matrícula com os documentos pessoais em mãos (Para alunos com menos de 18 anos de idade, os pais ou responsáveis legais precisarão estar presentes).

Documentos Necessários Pré-Matrícula

No processo de pré-matrícula online e de efetivação da matrícula, alguns documentos são obrigatórios. Observe quais são:

  • CPF e RG do aluno (originais);
  • Certidão de nascimento (original);
  • 2 fotos 3×4 (recentes);
  • Histórico escolar (em caso de mudança de escola);
  • Declaração de transferência (se for o caso);
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis legais, para estudantes com menos de 18 anos de idade (originais);
  • Comprovante de endereço (original e cópia);
  • Entre outros, que podem ser exigidos no ato da matrícula.

Deixar uma resposta