Matrícula Digital 2022: Como Funciona, Inscrição, Municipal

A matrícula digital 2022 é feita de forma online, de maneira rápida e prática, podendo ser realizada até mesmo através do celular. A matrícula digital 2022 é direcionada para alunos da rede pública de ensino, estando disponível no estado do Mato Grosso do Sul. Confirmando interesse na vaga o aluno não garante que essa vaga será sua, mas tem grandes chances de conseguir se matricular ou rematricular naquela escola.

Matrícula Digital 2022
Matrícula Digital 2022

Veja também:

Matrícula Digital 2022

Atualmente, diversos serviços que antes só eram possíveis de serem solicitados pessoalmente na secretaria da escola, hoje podem ser consultados a qualquer momento e de qualquer lugar, através dos portais oferecidos pelas escolas, facilitando que pais e responsáveis possam acompanhar o desempenho acadêmico de seus filhos, além de poderem solicitar serviços, como a rematrícula, de forma online e rápida, sem precisar se deslocar até a escola.

Todo ano, pais e responsáveis precisam comparecer até a escola para confirmar interesse na vaga para seu filho continuar na escola no próximo ano, ou para ingressar em uma nova escola. Entretanto, está disponível uma nova modalidade de matrícula, a matrícula digital. Com ela, pais e responsáveis podem confirmar interesse na vaga de forma online, evitando filas e ter que ir até a escola.

Inscrição Matrícula Digital 2022

Todo o processo da matrícula digital é realizado de forma online. Para realizar a matrícula digital o responsável deve:

  • Acessar o site da matrícula digital, através do link: http://www.matriculadigital.ms.gov.br/matriculaDigital/Home;
  • Caso o aluno já seja matriculado em uma rede estadual de ensino, deve selecionar a opção “Faça sua pré-matrícula” embaixo da opção “Pré-matrícula REE/MS – Se você já é aluno da REE”;
  • Caso o aluno ainda não seja matriculado em uma rede estadual de ensino, deve selecionar a opção “Faça sua pré-matrícula” embaixo da opção “Pré-matrícula REE/MS – Alunos novos”;
  • Selecionar o município em que estuda;
  • Selecionar a inscrição;
  • Selecionar o curso e o ano em que está matriculado atualmente;
  • Preencher o formulário de identificação e confirmar a matrícula.

Como funciona a Matrícula Digital

A matrícula digital não garante que o aluno irá conseguir a vaga na escola que deseja, mas esse é o primeiro passo para conseguir uma vaga na escola em que deseja. Com a matrícula digital, a escola pode identificar e selecionar os alunos que têm interesse em estudar nessa escola no próximo ano letivo. A seleção leva em consideração se o aluno já estuda lá e se mora perto dessa escola, dando preferência para os alunos que moram perto dessa escola.

Matrícula Digital Municipal

A matrícula digital é disponibilizada para alunos da rede pública de ensino, inclusive para o ensino fundamental, sendo possível consultar as escolas disponíveis em cada município no site da matrícula digital (http://www.matriculadigital.ms.gov.br/matriculaDigital/Curso), selecionando a opção de curso como “Ensino fundamental”.

Matrícula Digital Estadual

Assim como as redes municipais, as redes estaduais também podem ser consultadas no site da matrícula digital. Geralmente, as escolas estaduais são voltadas para estudantes do ensino médio, por isso, alunos do ensino médio ou que estejam concluindo o ensino fundamental podem consultar escolas no site da matrícula digital (http://www.matriculadigital.ms.gov.br/matriculaDigital/Curso), selecionando a opção de curso como “Ensino médio”.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Número do protocolo da matrícula digital;
  • Certidão de nascimento, RG e CPF (caso o aluno possua RG e CPF);
  • Documento de identificação dos pais, caso o aluno seja menor de idade;
  • Comprovante de residência.

Para alunos da educação infantil também é necessário apresentar a carteira de vacinação.

Deixar uma resposta